curso_educadoresemconexão .jpg

Educadores
em conexão

o curso

grafismo 3.png

O Educadores em Conexão é uma formação socioemocional teórico, prático e vivencial, a partir da perspectiva de uma educação integral, que tem como objetivo a implementação de uma educação socioemocional intencional em sala de aula e na escola.

instituto revoar, educação socioemocional, OSC, jovens, educadores, metodologia, dragon dreaming, ações sociais
grafismo 2.png
publico_azul.png

Público:
educadores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas e de espaços de aprendizagens

Como acontece, seus Objetivos e conexões

O curso é desenvolvido em 4 módulos complementares, conforme abaixo, e com carga horária média de 50 horas:

MÓDULO 1
Vivencial: criação das bases para uma educação socioemocional: (re)conexão com o eu-educador, com os estudantes e com a escola;

 

MÓDULO 2
Teórico: exploração das teorias que embasam a educação socioemocional;

 

MÓDULO 3
Prático: processo de construção de aulas socioemocionais ligadas ao conteúdo acadêmico;


MÓDULO 4
Exponencial: processo de construção de um plano socioemocional para a escola.

A partir do processo inicial vivencial e de (re)conexão dos educadores consigo mesmos, com o grupo que o acompanha e com seus estudantes e a escola, no módulo I, se segue, no módulo II, uma proposta de conexão teórica com as competências socioemocionais, estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma reflexão sobre a relevância de uma educação socioemocional e o que significa desenvolvê-la na escola.

Nos módulos III e IV, são construídos coletivamente planejamentos de aula, alinhando o conteúdo acadêmico com objetivos socioemocionais, além de planos socioemocionais para as escolas a fim de buscar disseminar uma cultura socioemocional neste espaço e com toda a comunidade escolar.

grafismo 1.png

Resultados

instituto revoar, educação socioemocional, OSC, jovens, educadores, metodologia, dragon dreaming, ações sociais

Educadores mais conscientes e conectados consigo, seus sonhos e valores relativos à educação;
 
Educadores (re)conectados com os estudantes e a escola, mantendo em relação a eles um olhar empático, humano e acolhedor;
 
Educadores confiantes e com conhecimento teórico e repertório prático para planejar e implementar aulas socioemocionais intencionais e alinhadas ao conteúdo acadêmico e à BNCC; 
 
Escolas capazes de implementar seus planos socioemocionais, com a colaboração de toda a comunidade escolar, para a construção de uma cultura socioemcocional local.

materiais pedagógicos

O Educadores em Conexão oferece 5 materiais pedagógicos autorais que estão ligados a cada módulo do curso, sendo que para o módulo III há dois materiais. Eles são de grande relevância para o aprofundamento no auto desenvolvimento dos educadores e também da teoria e da prática socioemocional. 
 
Os materiais são:

Diário de Conexão: material do módulo I voltado para o autodesenvolvimento socioemocional dos educadores. Foi criado pensando que os educadores precisam  primeiro se desenvolver socioemocionalmente para que depois possam compartilhar seus conhecimentos em sala de aula e na escola.

Rota de voo: material do módulo II voltado para o aprofundamento teórico sobre o desenvolvimento de uma educação socioemocional.

​Guia para a construção de aulas socioemocionais:
material do módulo III voltado para apoiar a construção de aulas socioemocionais de forma intencional e alinhadas ao conteúdo acadêmico e BNCC.

Caderno de atividades: material do módulo III voltado para ampliar o repertório de atividades socioemocionais para a sala de aula.

Boas práticas para uma educação socioemocional na escola: material do módulo IV voltado para a construção de uma plano socioemocional para toda a escola.

instituto revoar, educação socioemocional, OSC, jovens, educadores, metodologia, dragon dreaming, ações sociais