top of page
quem somos.png

o revoar

Blog.png

blog

Celebrando os 5 anos de atuação do Instituto Revoar!


instituto revoar, educação socioemocional, OSC, jovens, educadores, metodologia, dragon dreaming, ações sociais

O Revoar surgiu de um sonho. Um sonho de quem sonha com juventude desde os tempos universitários. E que se juntou com outros sonhos, que vinham com outras experiências. E o sonho virou coletivo. E há cinco anos estes sonhos que viraram um só sonho vem sendo colocado em prática em escolas públicas do município e do estado do Rio de Janeiro.


Em 2017 o Revoar iniciou seu primeiro percurso com uma turma de 20 jovens que cursavam o ensino médio no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, no bairro de Santa Teresa. O percurso tinha como objetivo promover a autoconfiança desses jovens e contribuir para que pudessem definir seus próximos passos com consciência através de um percurso de autoconhecimento onde os jovens eram incentivados a identificar seus sentimentos e emoções, seus valores, sonhos, interesses e habilidades e exercitar a empatia, a cooperação. O percurso finalizava com um projeto de vida individual, com objetivos para os anos seguintes e um planejamento para alcançá-los.


Foi uma experiência emocionante para os jovens participantes e para o Revoar, pois foi uma turma que se entregou ao processo e deu força para que a gente identificasse a importância e necessidade daquele espaço de troca, aprendizado e desenvolvimento que tinha sido criado. Aqueles três meses de percurso foram essenciais para o Revoar de hoje.


No ano seguinte, aprimoramos o nosso percurso e um Diário de Bordo foi criado para acompanhar uma nova turma do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho. Novos sonhos foram compartilhados e mais uma turma de jovens fez com que o sonho do Revoar se fortalecesse. E neste ano de 2018 fizemos nosso primeiro percurso mais curto e para uma escola particular, o Colégio De A a Z. Um desafio apoiar jovens no ensino médio a escolherem seus próximos passos com consciência em um tempo mais curto. Mas o tempo não impediu que a experiência fizesse sentido.


2019 chegou com muitas novidades. Pela primeira vez estaríamos realizando nosso percurso para adolescentes do ensino fundamental II, inseridos na grade curricular, e, em paralelo, realizando uma formação com os professores da mesma escola. A escola não podia ter sido outra senão a Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, na Praça Mauá. Durante 6 meses, entre diagnóstico, percursos e avaliação, convivemos com estudantes, professores e coordenação pedagógica.


No percurso com os 30 adolescentes do Projeto Carioca II, uma turma de aceleração, ficou mais claro do que nunca a importância de estarmos sensíveis e abertas para identificar o que a turma como grupo precisava e as necessidades mais específicas. Foram muitos aprendizados. E um dos principais a importância do acolhimento e da persistência. A criação de um ambiente de confiança e segurança demorou um pouco mais, mas quando chegou veio com a potência daquele tempo de maturação.


Com o grupo de professores desta escola o desafio foi construir um percurso que equilibrasse a vivência, a teoria e a prática da educação socioemocional. Foi a primeira experiência que tivemos de compartilhar com um grupo de docentes a nossa metodologia e explicar os nossos princípios e o que acreditamos ser importante e necessário para uma educação socioemocional em sala de aula.


Foi também nesta escola que iniciamos a pensar e praticar a construção de Planos Socioemocionais para escolas. Com um pequeno grupo de professores e com a coordenação pedagógica, facilitamos um processo para que pudessem revisitar os objetivos e valores presentes no Projeto Político Pedagógico da escola assim como pensar em competências socioemocionais que poderiam ser trabalhadas na escola para o alcance desses objetivos. Deste processo, uma proposta de estratégias e ações foram construídas coletivamente.


No ano de 2019 ainda tivemos a novidade e oportunidade de ministrar nosso primeiro Curso de Extensão. Em parceria com o curso de Pedagogia da Faculdade Cesgranrio criamos e realizamos a primeira versão do Curso Educadores em Conexão. Com o objetivo de promover a conexão dos participantes com eles mesmos, com sua escolha profissional e com o grupo presente, nos inspiramos principalmente no Dragon Dreaming, na Pedagogia da Cooperação e na Comunicação não Violenta para provocar reflexões através de vivências e teorias.


A pandemia de 2020 nos fez parar e rever os caminhos sonhados e planejados para aquele ano. Os desafios eram muitos, mas mesmo com muitas incertezas e dúvidas, adaptamos nosso Curso Educadores em Conexão para o formato online. Após realizar dois Laboratórios e experimentais, aprendemos, vimos o que funcionava e o que podia melhorar. E, assim, com um grupo de professores de diferentes escolas municipais localizadas na 3aCRE, realizamos nosso primeiro Educadores em Conexão no formato online e ao vivo. Os resultados foram emocionantes. Mesmo nesta modalidade online a vivência tinha feito sentido. Os participantes compreenderam a intenção, a provocação e se conectaram consigo mesmos, com o grupo e, por fim, com a teoria e com prática das competências socioemocionais através da elaboração de aulas socioemocionais.


Em 2021 continuamos no formato online e o desafio foi acrescentar ao Curso Educadores em Conexão, a construção coletiva de Planos Socioemocionais para escolas. Os 40 participantes faziam parte de 8 escolas e, em grupo, e orientados pelo Revoar construíram Planos para suas escolas. E mais uma vez vimos que, apesar das dificuldades do formato online, foi possível gerar conexão, vivências e aprendizados coletivamente.


Em 2021 também conseguimos ver resultados positivos em percursos realizados no formato online tanto com jovens do Colégio de A a Z quanto com jovens do CIEE. Em ambos os cursos, através do autoconhecimento apoiamos os jovens a tomarem decisões de forma consciente e planejarem seus próximos passos.


2021 é o quinto ano de sonho do Revoar e agradecemos por cada experiência e agradecemos a cada participante que estiveram com a gente nesta trajetória.


9 visualizações0 comentário
bottom of page