top of page
quem somos.png

o revoar

Blog.png

blog

Celebrar o Revoar com novos voos


instituto revoar, educação socioemocional, OSC, jovens, educadores, metodologia, dragon dreaming, ações sociais

Neste ano de 2022, o Instituto Revoar celebra seu quinto ano! São muitas histórias, aprendizados e emoções ao longo deste tempo que, não raramente, nos pegamos relembrando. Recordar a nossa trajetória é uma forma de nos celebrarmos e também de nos ajustarmos para seguirmos firme o nosso caminho.


Foram muitos desafios, muitas soluções encontradas, algumas frustrações e muita pessoas envolvidas! Conhecemos estudantes de diferentes faixas etárias, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas municipais, estaduais e privadas, agentes socioeducativos, profissionais de ONGs e empresas privadas. Foram muitos indivíduos que conhecemos e, a cada relação, aprendemos. Adquirimos conhecimento em como fazer melhor o que fazemos, aprendemos a nos relacionar com outras pessoas e aprendemos sobre nós mesmos.


O Revoar é um mergulho. Nos envolvemos profundamente em cada novo projeto. Lemos, estudamos, fazemos cursos e refletimos. E tudo isso porque nós acreditamos:


Que o nosso trabalho faz sentido e que estimula àqueles que estão conosco à reflexão, a olharem para si, para seus sonhos, a olharem para a educação que colocam em prática, para o processo de ensino-aprendizagem e para a escola que querem ver no futuro. Dizemos que criamos experiências para o desenvolvimento de competências socioemocionais, mas, o que está por trás disso é uma reflexão sobre o conceito e prática de educação: qual educação nos referimos, para quê, por quê, como, com quem e de que forma educar?;


Que a educação escolar deve ir além, muito além, do desenvolvimento intelectual e do foco no “conteúdo”. Acreditamos que a sala de aula e a escola são experiências, onde há a convivência de diferentes pessoas. Um local onde todos aprendem e compreendem de diferentes formas. E desenvolvem suas várias dimensões: a cognitiva, sim, mas também a social, emocional, cultural e física. Estudantes não são só cabeças. Parece uma obviedade e é. Mas é o óbvio que, muitas vezes, no processo de ensino-aprendizagem acaba sendo esquecido;


Que uma educação socioemocional faz sentido em escolas e salas de aula que tenham uma perspectiva dialógica, que educadores e educandos possam se relacionar de forma democrática, participativa e conscientes de suas experiências e papéis no processo de ensino-aprendizagem. É necessário que a comunidade escolar esteja ciente de que uma educação socioemocional acontece em um ambiente em que haja respeito, pluralidade, democracia e abertura. Que haja olho no olho e participação de todos e todas.


Que acreditar e sonhar, em um momento difícil como o que estamos passando no Brasil (e no mundo!), é resistir. E nós resistimos e superamos os desafios colocados por uma pandemia e estamos celebrando nosso quinto ano!


E celebramos este quinto aniversário expandindo nossas fronteiras! Estamos indo além do Rio de Janeiro e iniciando um projeto, o Curso Educadores em Conexão, no interior da Bahia. Durante este ano de 2022 vamos dialogar, refletir e acreditar com 50 educadores e gestores municipais de Correntina.


Também celebramos este aniversário especial com a aprovação na Lei de Incentivo à Cultura de um projeto para adolescentes de escolas municipais! É o nosso primeiro projeto incentivado e teremos a oportunidade de trocar e aprender com a juventude!


O ano de 2022 chegou com muitas novidades e desafios! Estamos felizes e ansiosas pelo que nos espera nestes nossos novos voos!


Parabéns pelos seus 5 anos, Revoar! Seguimos juntas e juntos!

12 visualizações0 comentário
bottom of page